ESPIRITO SANTO E O PENTOCOSTAL

Em qualquer lugar do mundo, o Cristianismo possui duas fases distintas: uma fase é a deimplantação, e a outra é a deconservação. A fase de implantação é mais turbulenta e com visíveis intervenções divinas (cheia de fenômenos visivelmente sobrenaturais). Tais intervenções são necessárias para “esterilizar” o ambiente, convencer, corrigir trajetórias e comprovar a autenticidade cristã. Já a fase de conservação é sempre mais rotineira e educativa. Na fase de conservação, as intervenções divinas são totalmente discretas, isto é, não ocorre nenhum, ou poucos fenômenos visivelmente sobrenaturais. Somente as pessoas que já desenvolveram sua fé, conseguem perceber as intervenções que, nesta fase, já não têm mais características pentecostais.

Portanto, em qualquer ambiente pagão, onde o Cristianismo for pregado, certamente que manifestações visivelmente pentecostais ocorrerão ali. Pessoas contaminadas por espíritos imundos, parasitas espirituais ou seqüelas de tais coisas, sofrerão transformações imediatas e visíveis ao serem "vacinadas" com o Espírito Santo. Em geral, sempre que uma pessoacontaminada recebe o Espírito Santo, a "contaminação" sai imediatamente, (convulsionando e/ou pronunciando sílabas incompreensíveis); e logo a seguir a pessoa descontaminada fica cheia de satisfação. Infelizmente, esse fenômeno ainda é pouco compreendido pela maioria dos brasileiros. Vários pastores têm dado interpretações totalmente equivocadas a esse fenômeno. Isso, por sua vez, tem estimulado as mais absurdas simulações por parte de quem pressupõe estar praticando um cristianismo avançado. (Um erro grave, e que precisa ser devidamente corrigido para colhermos bênçãos reais e o devido respeito do povo brasileiro).

Em ambiente realmente cristão, onde o Cristianismo já foi firmemente implantado, ou seja, onde as pessoas já foram batizadas pelo Espírito Santo e estão descontaminadas (purificadas espiritualmente), manifestações visivelmente pentecostais não costumam ocorrer ali. Nestes ambientes, onde aeducação cristã é praticada e exercida de forma consolidada, vive-se debaixo da Paz do Senhor e manifestações sobrenaturais não são necessárias salvo em casos realmente extraordinários.

Hoje, o Brasil é um país meio cristão e meio pagão. Logo, é natural que em alguns lugares tenhamos manifestações pentecostais e em outros não. Esta variação pode acontecer numa mesma rua, num mesmo bairro, numa mesma denominação, etc... Por isso, precisamos ser tolerantes e compreensivos com eventuais variações entre os diversos ambientes cristãos.

O realmente importante, de fato, é vivermos de acordo com os princípios sociais cristãos e cultuarmos a Deus com sinceridade de coração e da forma mais sensata possível. É lógico que o "fogo" do Espírito Santo deve descer sobre nós sempre que se fizer necessário, para purificar toda e qualquer contaminação infiltrada em nosso meio. Entretanto, devemos buscar a presença constante do Espírito Santo, mas sob a forma de "água viva", a fim de saciar nossa sede espiritual e nos conduzir com segurança por esta vida e para a vida eterna.